COMO A PERSONALIDADE APRENDE
(uma visão simplificada, claro)
O ego e a personalidade – parte quatro
Personalidade: Não sei por que você acha que eu preciso de ajuda. Tenho (compro) tudo que quero – nossa casa é high tech da cozinha ao quarto, (rsrsrs); faço tudo que tenho vontade; falo o que bem entendo (se bem que não entendo nada com muita profundidade)... e vou onde me ‘der na telha’ (claro que com toda a gangue e nos lugares point, lotados e barulhentos)!
Procuro viver como ‘todo mundo’: com uma agenda lotada de compromissos (profissionais e sociais) que não me dão folga para nada (trabalho feito louca e quero estar sempre ‘ligada nas coisas’) e estou sempre correndo atrás do dinheiro por causa das vitrines das lojas e das propagandas fantásticas que estimulam as minhas ilusões consumistas mais ousadas. Também estou sempre de olho na “concorrência” afetiva (não quero ser passada para trás) e para isso sigo a moda up date (todas elas) e sou assídua nas academias, malhando até suar em bica. Já não me sobra tempo para mais nada...
Ah, querido ego, estou tão cansada quando chego em casa que a única coisa que quero é assistir televisão para me dar sono (sim, porque a TV atual é tão repetitiva que só serve pra isso, concorda? Até a tal da TV “por assinatura”- que piada!)
Desmaio e durmo. Às vezes faço sexo mecanicamente e até com artificialismo super sofisticado, pois com todo o cansaço, quem agüenta se envolver mais que isso?
E assim tem sido praticamente a mesma coisa, há anos. As variações são superficiais e passageiras.
O que não entendo é porque este ser humano que está ‘atrás de mim’, e me carrega, está tão desanimado, triste, entediado, ansioso e angustiado...Não entendo...
Ego: Já passou pela sua ‘telha’ que você pode não estar vivendo como o ser humano ‘atrás’ de você, realmente gostaria? Eu o estou representando agora. Continuemos.
Personalidade: Mas eu estou proporcionando ao SH que me carrega, a vida que eu aprendi que é o ‘certo’!! Estou vivendo como me ensinaram.
Ego: ‘Quem’ ensinou?
Personalidade: Ora, começou com a minha família, depois foi a escola e os colegas até a faculdade, em seguida veio o ‘mercado’ de trabalho com suas regras e valores. Na seqüência seguinte apareceram os demais professores e donos da verdade, pela ordem: os experts sócio-econômicos que dizem como você deve ‘vencer na vida’, os populares e ocos Vips e seus seguidores, os meios de comunicação de massa e por fim, a minha mente atordoada de tanto escutar, escutar e escutar as opiniões e conselhos de todos eles.
(longa pausa silenciosa)
Sabe que só de estar falando tudo isso agora com você, eu já me sinto meio ‘diferente’? Estou começando a me achar um ‘tipo meio idiota’...rsrsrs. Engraçado, é a primeira vez que paro para pensar no que estou fazendo...no que estou sentindo...
Eu ‘deveria’ estar me sentindo feliz e também o SH que me segue...
Afinal, o que está acontecendo!?
(continua)
Anthar, agora.